segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

2º Trabalho - Nara Maria

A comédia dell'art
COMMEDIA DELL'ARTE

A Commedia Dell’arte foi um gênero teatral que surgiu em fins do sec. XV (na verdade, foi no meio do século XVI e teve seu declínio no século XVIII), na Itália, perdurando paralelamente ao teatro convencional por cerca de trezentos anos (foram mais ou menos duzentos). Sua influência se espalhou por toda a Europa, graças ao caráter extremamente popular das encenações que levava aos palcos. Herdeira das farsas representadas pelos bobos da côrte durante a idade média, a Commedia Dell’arte fazia da interpretação dos atores, seu elemento principal. Da vivacidade e do talento (existia toda uma preparação técnica vocal, corporal e musical) dos atores dependia toda a obra, pois não existia texto (o que existia era um roteiro sobre o que os atores deveriam fazer). Ao contrário do teatro palaciano (teatro feito na Côrte, nos palácios, onde um poeta escrevia o texto e os atores declamavam os versos, ali (falta o verbo, que pode ser havia ou existia) apenas um roteiro orientava os atores). Um roteiro (as histórias desse roteiro eram comumente sobre dois enamorados que lutavam para ficarem juntos, apesar da proibição imposta pelas respectivas famílias) muito simples, pendurado nas paredes dos bastidores, ou mesmo costurado (costurado em algum lugar, portanto a preposição é ‘em’ e, sendo assim, a contração seria nos punhos)aos punhos dos mais distraídos. O que mais atraía o público das cidades eram justamente os lazzi, ou seja, as brincadeiras, as gesticulações, (não deve haver vírgula entre o substantivo e seu único adjetivo, portanto, essa vírgula está errada) endoidecidas, (os dois últimos termos de uma enumeração são ligados pela conjunção coordenativa ‘e’ quando a seqüência não termina com sigla ‘etc’, que é o que ocorre na referida enumeração) e a algazarra. Mas a Commedia Dell’arte não era somente uma sucessão de palhaçadas desmedidas. (estas duas orações deveriam vir separadas por vírgula, pois uma completa o raciocínio da outra). Ela absorveu da antiga comédia latina certos recursos teatrais: o encaminhamento de uma intriga com certa unidade de tema, e determinados tipos de personagens, como criados indiscretos , cortesãs(deveria haver uma vírgula aqui)etc. Das províncias italianas ela incorporou protótipos de personagens , seus gestos, vestimenta, modos de falar. O contato com o teatro literário da Côrte foi benéfico também. Eliminando o que(deveria estar acentuado [quê], pois tem a função de substantivo) de tedioso havia nesse teatro “declamatório”, a Commedia Dell’arte procurou aperfeiçoar a encenação de suas peças, tentando elaborá-las melhor. Uma dualidade caracterizou a Commedia Dell’arte: apesar de inventadas na hora (não eram ‘inventadas na hora’ e, sim, improvisadas, posto que existia um roteiro previamente redigido), as peças eram parecidas umas com as outras, embora fosse muito difícil encontrar duas iguais. Mas as personagens eram sempre as mesmas, e as cenas, semelhantes, fato que conferia às peças todas um caráter similar (orações deveriam estar separadas por vírgula, visto que as duas completam-se). Faziam parte do elenco uma série de criados ou cômicos, os zanni, entre os quais se destacavam POLICHINELO, TARTAGLIA, COVIELLO, ARLEQUIM, BERTOLINO, PETROLINO, um capitão, um soldado fanfarrão e duas mulheres: COLOMBINA E ARLEQUINA. A Commedia dell’arte não tinha nenhum edifício especial onde levasse suas peças. Era essencialmente ambulante, transportando atores, cenários, e guarda-roupa em enormes carroções. Geralmente, representava nas cidades mais importantes, (essa vírgula está errada) ou onde houvesse as grandes feiras anuais. A Commedia Dell’arte trouxe muitas contribuições (Quais? Resposta: Desmistificou o teatro, que durante séculos e séculos seguiu um padrão muito opressor e paradigmático, abrindo, assim, portas para o surgimento de uma nova forma de dramaturgia, sem os dogmas que, durante muito tempo, impediram a livre criação de atores e dramaturgos) ao teatro, que se consolidou posteriormente, apesar de não ter deixado nenhum texto documentado (Falso! Pois, em 1545, foi encontrado o primeiro registro de uma formação de uma trupe de Comédia Dell’Art, formada por oito atores que se comprometeram a atuarem juntos por um determinado período de tempo, fixando direitos e deveres entre eles, caracterizando, assim, um contrato profissional). E não foi somente ao teatro que serviu o trabalho talentoso dos atores ambulantes. A arte em geral, a Pintura, e mais tarde o Cinema, também se beneficiaram de sua experiência. (Em suma, o texto está redigido e com uma linha muito tênue entre a coerência e a total falta de lógica, o que exige do leitor uma atenção extrema e torna a leitura cansativa e monótona.)


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