terça-feira, 4 de dezembro de 2007

SEGUNDA RESENHA DE FRANCIELLE MACEDO

SEGUNDA RESENHA DE
FRANCIELLE MACEDO


TEATRO BRASILEIRO
Texto retirado de www.theatro.ocrocodilo.com.br


Do século XVII (do século XVII? O teatro no Brasil surgiu no século XVI! tendo como motivo a propagação da fé religiosa) ao início do século XIX o teatro é marcadamente colonial, fortemente influenciado pelo teatro português (Isso é obvio!!! Éramos colonizados por quem? Custa dizer que era influência do Teatro de Gil Vicente? Há notícias de 25 obras teatrais, todas de tradição Medieval com forte influência de Gil Vicente em sua forma e conteúdo, produzidas nos últimos 50 anos do século XVI) . Os primeiros textos, como o ''Auto da festa de S. Lourenço''(este texto é um exemplo de como o teatro, além da função religiosa, buscava a integração entre portugueses, índios e espanhóis), do padre José de Anchieta (dentre os poucos autores, é quem se destaca. É o autor também de O Auto da Pregação Universal e Auto de Natal, por exemplo), são escritos pelos jesuítas de Piratininga, numa mistura de espanhol, português e tupi-guarani. Visam à catequese e são encenados pelos indígenas (A tradição teatral jesuítica encontrou no gosto dos índios pela dança e pelo canto um solo fértil a passaram a se valer dos hábitos e costumes destes - máscaras, arte plumária, instrumentos musicais primitivos – para suas produções).
Em Minas Gerais, durante o século XVIII, atores portugueses visitam Vila Rica. A única peça local preservada é ''O parnaso obsequioso'', de Cláudio Manuel da Costa, em homenagem ao aniversário do governador. No Rio de Janeiro, na segunda metade do século XVIII, o Teatro do padre Ventura (foi o primeiro teatro que surgiu no Brasil, também conhecido como a Casa da Ópera. Ficava no centro da cidade) encena as "óperas" - na verdade, comédias entremeadas de canções - de Antônio José da Silva, o Judeu ''Guerras do Alecrim e Mangerona''( na Casa da Ópera também eram apresentadas traduções das peças de Pietro Metastásio, famoso autor português), autor nascido no Brasil mas que vive praticamente toda sua vida em Portugal. E o Teatro de Manuel Luís importa espetáculos de Portugal e da Espanha. As representações acontecem principalmente em ocasiões festivas, quando grupos amadores montam, em praça pública, peças de tom popular, louvando as autoridades. Depois que a sala do padre Ventura é destruída por um incêndio (1769) (o incêndio se deu quando era apresentada a peça “Os Encantos de Medeia”, de Antônio José da Silva) e a de Manuel Luís é fechada, D. João VI manda construir, em 1810, o Real Teatro de São João, atual João Caetano (oxe! Uma nova Casa de Ópera foi construída na atual Praça 15 de Novembro!!!), onde também se exibem atores portugueses. Só no romantismo surge um teatro com características nacionais (Gonçalves de Magalhães, ao voltar da Europa em 1867 introduziu no Brasil a influência romântica que iria nortear escritores, poetas e dramaturgos. Gonçalves Dias (poeta romântico) é um dos mais representativos autores dessa época, e sua peça “Leonor de Mendonça” teve altos méritos, sendo até hoje representada. Alguns romancistas, como Machado de Assis, Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar, e poetas como Álvares de Azevedo e Castro Alves, também escreveram peças teatrais noséculo XIX. Assim, temos um teatro com autores, atores e temática brasileiros).

Esse texto só dá uma introdução simples a respeito do teatro no Brasil com informações superficiais!
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