terça-feira, 16 de outubro de 2007

Resenha de Kamilla Passos

Pantomima

Um teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e maior uso de gestos.(até porque é um teatro gestual). É a arte de narrar com o corpo. É uma modalidade cênica que se diferencia da expressão corporal e da dança (se ela exige muito do corpo para um bom entendimento do público, então ela não deve se diferenciar muito da expressão corporal e da dança), basicamente é a arte objetiva da mímica, é um excelente artifício para comediantes, cômicos, clowns, atores, bailarinos, enfim, os intérpretes. (É fato que a pantomima é uma arte através de mímicas, mas vale destacar que mímica todo mundo faz, seja “conversando”, escrevendo, viajando. A pantomima vai além. Ela conta os porquês de uma história. Faz com que o expectador pense mesmo quando ri). Nesta modalidade, os pantomímicos precisam buscar a forma perfeita, a estética da linha do corpo, pois através do gesto tudo será dito, uma boa pantomima está na habilidade adquirida pelo pantomímico em se transfigurar no ato da interpretação, passando para a platéia todas as ações e mensagens pelos gestos. É uma das artes que exige o máximo do artista para que este receba o máximo de retorno do público, ou seja, a atenção da platéia para que a mensagem seja passada devidamente.

Por mais que seja difícil e trabalhoso introduzir a pantomima em um grupo que esteja acostumado com textos orais, sempre é possível criar através da gestualidade do corpo. A pantomima costuma impressionar e chamar a atenção da platéia; por ser de fácil assimilação (acima, o texto dizia que por ser através de mímica, seria umas das modalidades mais difíceis de assimilação, exigindo o máximo do artista. No entanto, sabe-se que a pantomima é simples por sí só, mas não deixa de passar uma mensagem ao público), por chamar a atenção, por ser praticamente universal, ela é bastante utilizada.

Pode-se dizer que a pantomima é tão antiga quanto a dramaturgia, e ambas tem (têm - o verbo ter, na cabeça do autor do texto tem a mesma conjugação para singular e plural) a mesma origem que: Grécia Antiga. Foram encontrados indícios de pantomima também em rituais religiosos sumérios, hindus e egípcios, além dos gregos, há mais de cinco mil anos. Ao narrar epopéias e tentar transmitir sensações do divino, os sacerdotes acabavam demonstrando características pantomímicas, e isso era muito mais claro na Grécia. Esta foi a primeira semente pantomímica, a pantomima sagrada. (percebe-se que não dá pra informar sobre o surgimento da pantomima, não existe nenhuma precisão). Destaca-se apenas uma passagem que desperta curiosidade, sobre a pantomima romântica, de Deburau:

Após o obscuro período da Idade Média onde a Inquisição proibiu qualquer livre manifestação artística, surgiu na França em 1813 um genial pantomímico que reavivou o gênero. Jean-Gaspard Debureau (Deburau, erro de digitação.) criou o personagem Baptiste oriundo da família dos Piêrrots da comédia francesa.(Com Deburau, Pierrot perdeu o seu caráter de moço torpe e tonto convertendo-se na comovedora personagem que representa o amante iludido, decepcionado e sempre maltratado no amor). Elaborou um repertório e motivou o surgimento de um estilo romântico. Houve uma efervescência da pantomima romântica nos anos posteriores e por toda a Europa muitos artistas aprimoraram o estilo se apresentando em teatros, music-halls, boulevares e circos. Podemos conferí-lo nos filmes de cinema mudo. Os pantomimos Chales Chaplin e Buster Keaton são os mais expressivos herdeiros desta pantomima.

A pantomima obedece ao objetivo de chamar a atenção, impressionar, impactar e transmitir a palavra da maneira mais fácil possível para os espectadores, isto faz do figurino e da maquiagem acessórios importantes para a apresentação de uma pantomima de qualidade. O figurino não pode causar dúvidas no público, deve ser algo que quando o espectador assistir reconheça imediatamente qual personagem está sendo representado. No caso da maquiagem, ela deve ser clara e direta, sem ter compromisso com a perfeição, pois a pantomima é uma arte completamente abstrata.

A técnica de um pantomímico é considerada boa ou má à medida que ele é capaz de usar gestos e sinais corporais para se comunicar com o público. Com a popularização do cinema falado e conseqüente perda dos aspectos não-verbais da representação, muitos pantomímicos caíram na obscuridade. A expressão facial é de extrema importância na pantomima. Uma expressão bem feita, treinada, conscientizada e nítida é muito eficaz, diz muito sobre o personagem, vale apenas lembrar que o rosto não é um conjunto de partes, é o todo, e o todo deve passar a emoção, e não apenas uma parte. Além do rosto, o corpo também fala. A postura e a posição dizem muito para a platéia.

Nem toda pantomima deve ter música (claro, fica a critério do autor), mas em diversos casos ela é utilizada para pontuar e acompanhar os sentidos despertando emoções nos espectadores de acordo com o objetivo da peça. É praxe utilizar músicas que sejam ricas em recursos para os movimentos, se movimentar no ritmo da música é muito interessante, pois realça os movimentos. Mas, claro dependerá do contexto cênico da pantomima em questão seja ela cômica, dramática ou mesmo abstrata. (bem repetitivo explicar o porquê do uso das demais técnicas para a representação da pantomima. Sabe-se que ela é uma arte gestual, então tudo que puder facilitar o entendimento do que está sendo encenado, será importante).


Foi daqui ó: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantomima

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