terça-feira, 16 de outubro de 2007

Resenha de Diogo Henrique

Teatro na Idade Média (Comentários durante o texto e no fim. Texto retirado de http://www.abn.com.br/arttheca11teatro.htm )

Na era medieval, dois lugares exerceram destacada função na vida do povo: as igrejas e as praças. O teatro existia nesses dois locais.No primeiro, representavam-se peças religiosas, versando sobre temas sagrados, extraídos da Bíblia ou de lendas piedosas.
Mas o teatro viu o seu público aumentar quando saiu dos templos e passou a ser apresentado nas praças; embora as peças tivessem sempre uma atmosfera religiosa, o tema era um pouco mais livre; chamavam-se peças "profanas". (O Teatro se desenvolveu nesses lugares devido as caracteristicas dos feudos. A "Terra Média" era palco constante de lutas, não havia um desenvolvimento das outras áreas que não eram consideradas essencias, por isso o Teatro sobreviveu por muito tempo nas feiras e Igrejas)

Uma delas tinha o nome de "sottise" - palavra francesa que significa "tolice", "loucura". Todas os personagens fingiam ser loucos e diziam todas as verdades que desejavam falar, sem que fossem presos ou perseguidos, pois estavam, para todos os efeitos, "representando". Essas peças satíricas agradavam bastante o público. Nos papéis de loucos, os atores podiam dizer o que os espectadores não ousavam.

O teatro medieval floresceu sobretudo na França e começou com as representações sacras, organizadas pelo clero para difundir os episódios religiosos mais interessantes. Nesse teatro, destacamos: os dramas litúrgicos, os milagres, os mistérios, a "sotie".

Os dramas litúrgicos representavam-se após a Missa, nos dias das grandes festividades, tendo como tema principal as cenas do Natal, da Paixão ou da Ressurreição de Cristo. No século XII, os Milagres substituíram os dramas litúrgicos. Nessa nova forma, os versos dão lugar à prosa e o latim vê-se preterido pelo francês. Além disso, os autores já não eram apenas sacerdotes, mas leigos, e as representações passaram a ser realizadas no adro das igrejas, abandonando o interior dos templos.

Uma outra característica distingue os Milagres: enredos profanos,embora de significação ou fundo moral.

O teatro religioso da Idade Média atingiu o seu clímax no século XV, quando apareceram os Mistérios, apresentados nas praças. As cenas da história bíblica, assunto principal, viam-se intercaladas com episódios cômicos - as farsas - , o que evitava a monotonia dos espetáculos, geralmente muito longos.

O teatro da Idade da Idade Média refletia a atmosfera medieval,de cunho religioso.Nas igrejas ou nas praças, o povo assistia aos Mistérios, aos Milagres, às farsas, caracterizando-se como uma dramatização de fontes bíblicas. A própria "Divina Comédia", de Dante,foi uma obra poética com características de teatro, e marcada também pela visão das coisas divinas.

Comentário:

Na verdade, no inicio da Idade Média a Igreja condenou o teatro e este ficou com atividade reduzida. Apenas alguns artistas percorriam as cortes de reis e nobres, como malabaristas, trovadores (poetas que cantavam poemas ao som de instrumentos musicais), imitadores e jograis (intérpretes de poemas ou canções românticas, dramáticas ou sobre feitos heróicos). O texto faz parecer que o teatro foi bem visto e desenvolvido durante toda a Idade Média, e não foi assim. No começo a Igreja condenava o Teatro, pois temia a perda de seus fiéis.


No século 11, com o aumento da produção agrícola, o comércio se expandiu, cidades e feiras reapareceram e a população aumentou. O teatro reapareceu na Igreja. Essa viu no Teatro uma boa oportunidade para continuar suas pregações. Alguns gêneros que o texto deixou de comentar são:

TROPOS, ou figuras.
Pequenas encenações enxertadas dentro da liturgia religiosa.

AUTO.
Composição dramática breve, com personagens bíblicos ou alegóricos.

AUTO SACRAMENTAL era centrado na Eucaristia.

OS AUTOS DA PAIXÃO
São exemplos típicos.Toda a liturgia católica da Semana Santa ( Evangelho cantado etc.) guarda traços fortes desse tipo de autos

DRAMA RELIGIOSO.
Desenvolvido dentro das normas do teatro grego.
Subsiste ainda hoje nas Paixões de Nova Jerusalém.

LAUDAS ou LOAS
Grupos de pessoas cantando pelos campos e se açoitando até sangrar enquanto invocavam a Paz e o Bem. Tal barbaridade virou espetáculo popular, claro! E em alguns estados brasileiros na época da paixão de cristo acontecem procissões em que os participantes fazem o mesmo, lembrando a dor de cristo.

BUFÕES.
Palhaços, saltimbancos, a nões que davam espetáculos de circo e participavam como coadjuvantes nos espetáculos dramáticos religiosos.

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