terça-feira, 16 de outubro de 2007

Resenha de Henrique Acioli

No Dia Nacional do Teatro (19 de setembro), Paulo Tarcízio, em nome da Prefeitura de Pindamonhangaba, agradece a dedicação de todos os envolvidos com o teatro e dedica (a quem?) o seguinte texto. (dois pontos)

“Muitas vezes o teatro tem sido considerado como (um) simples entretenimento. De fato, pode ser um ótimo entretenimento. Mas é muito mais que isto. O papel do teatro na sociedade é servir de espelho, refletindo os modos de agir que as pessoas utilizam, na vida real, na sua busca de solução para os inevitáveis conflitos da convivência”. (O papel do teatro é totalmente o contrário. Servir como fuga da vida das pessoas, como escape do cotidiano cansativo e estressante.)

“O espectador, quando ri diante das cenas teatrais, está rindo de si próprio, está reconhecendo na atuação dos artistas o ridículo de suas próprias atitudes; (só se for vossa excelência, senhor prefeito, que ri do ridículo de suas atitudes) quando se comove, está comovido diante da sua própria fragilidade humana. (ao menos não se comovem com a fragilidade extraterrestre) Assim, o teatro contribui para melhorar o mundo, ajudando as pessoas a compreender melhor a si mesmas e aos outros”. (comovente, não?)


Retirado de: http://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/noticias2006_todas.asp?materia=966

Nenhum comentário: