domingo, 9 de dezembro de 2007

2º Trabalho - Diogo Henrique

Teatro Grego


Um dos aspectos mais significativos da cultura grega antiga foi o teatro. Os gregos o desenvolveram de tal forma que até os dias atuais, artistas, dramaturgos e demais envolvidos nas artes cênicas sofrem a influência suas influências. Diversas peças teatrais criadas na Grécia Antiga são até hoje encenadas.

O teatro grego surgiu a partir da evolução das artes e cerimônias gregas como, por exemplo, a festa em homenagem ao deus Dionísio (deus do vinho e das festas). Nesta festa, os jovens dançavam e cantavam dentro do templo deste deus, oferecendo-lhe vinho. Com o tempo, esta festa começou a ganhar uma certa organização, sendo representada para diversas pessoas.

Durante o período clássico da história da Grécia (século V AC) foram estabelecidos os estilos mais conhecidos de teatro: a tragédia e a comédia. Ésquilo e Sófocles são os dramaturgos de maior importância desta época. A ação, diversos personagens e temas cotidianos foram representados nos teatros gregos desta época.

Nesta época clássica foram construídos diversos teatros ao ar livre. Eram aproveitadas montanhas e colinas de pedra para servirem de suporte para as arquibancadas. A acústica (propagação do som) era perfeita, de tal forma que a pessoa sentada na última fileira (parte superior) podia ouvir tão bem a voz dos atores, quanto quem estivesse sentado na primeira fileira.

Os atores representavam usando máscaras e túnicas de acordo com o personagem. Muitas vezes, eram montados cenários bem decorados para dar maior realismo à encenação.

Os temas mais representados nas peças teatrais gregas eram: tragédias relacionadas a fatos cotidianos, problemas emocionais e psicológicos, lendas e mitos, homenagem aos deuses gregos, fatos heróicos e críticas humorísticas aos políticos. Os atores, além das máscaras, utilizam muito os recursos da mímica. Muitas vezes a peça era acompanhada por músicas reproduzidas por um coral.


http://www.suapesquisa.com/musicacultura/teatro_grego.htm

Comentários:

Texto bem resumido e podemos dizer até que é superficial demais. Não fala no tocante ao inicio mesmo do teatro Grego, não fala como isso era custeado, que o Estado bancava algumas peças e que também havia um “patrocínio” de ricos. O teatro teve tanta importância que os escravos eram “libertos” por uma semana na época das apresentações para, se fossem de sua vontade, poderem apreciar as peças. Também nota-se um exagero ao dizer que a propagação do som era muito boa e que a acústica era perfeita. Até que o espectador na ultima fila podia escutar, e bem, o que o estava na primeira fila ouvia, mas com a mesma qualidade não. Sem equipamentos adequados não. Mas com toda certeza que os Gregos foram muito sábios na construção dos seus teatros, pois as atuais tecnologias com relação à técnica teatral foram desenvolvidas a partir de seus feitos.
Também foi muito vago com relação as principais obras daquela época não citando alguns autores e suas obras, como Eurípedes e Sófocles, esse ultimo até cita, mas não fala das suas obras mais famosas como Filoctetes, Electra, As Traquínias e Édipo Rei.
Fala dos corais mas não que também havia uma orquestra em algumas peças, e que elas por vezes tomavam determinado local no teatro.

Nenhum comentário: