O Teatro Grego (retirado de http://liriah.teatro.vilabol.uol.com.br/historia/teagrego.htm)
O teatro foi (foi? Logo, já deixou de ser?) uma das mais ricas formas de arte. A representação teatral se originou e se desenvolveu à partir das Dionisíacas festas em honra ao Deus Dionísio (festas Dionisíacas são, obviamente, em honra a Dionísio. Não seriam a Apolo, com certeza) , que incluiu o espetáculo de mímica, dança, música, poesia, etc.. (dois pontos?) Em Atenas, celebrava-se o culto de (culto a) Dionísio, acontecimento muito apreciado pela população camponesa. Já as Grandes Dionisíacas eram as celebrações urbanas, quando se realizavam os famosos concursos entre autores dramáticos (cada partipante (erro de digitação, participante) concorria com três peças “Trilogia”). (No último parêntesis, falta de clareza no enunciado, bem como a pontuação devida. No restante do parágrafo, há uma repetição constante de idéias)
A encenação das peças era feita exclusivamente por atores masculinos que usavam máscaras e representavam também personagens femininos, que deram origem às grandes obras do teatro ateniense (de acordo com a construção do texto, as personagens femininas que deram origem às grandes obras em questão). As Grandes Panatenéias, em honra da Deusa Atena, eram celebradas de quatro em quatro anos, com concursos de música e canto, corridas de cavalos e outras competições esportivas; finalizavam com uma procissão que percorria a via sagrada, para oferecer à Deusa o manto luxuoso. Era a festa mais importante da Cidade-Estado de Atenas.
Do ponto de vista cultural, Atenas não era superada por nenhuma outra cidade grega. Lá viveram os maiores pensadores e artistas do mundo grego; alguns deles da própria humanidade (não, apesar de serem humanos, devemos enquadra-los na elite pensadora dos moneras). No período clássico, o teatro tornou-se uma manifestação artística independente, embora os principais temas permanecessem ligados à religião e à mitologia. Os dois gêneros básicos do drama teatral foram a tragédia e a comédia.
Tragédia
Dentre os principais autores e obras podem ser mencionados: Ésquilo (525 - 456 a.C.), que escreveu a trilogia Oréstia, Prometeu Acorrentado, etc.; Sófocles (495 - 405 a.C.), que se destaca com as peças Édipo Rei, Antígona e Electra; Eurípedes (480 - 406 a.C.), autor de Medéia, Hipólito, Andrómaca, As Troianas, etc. (Inadequações na representação das datas. Todos os anos deveriam estar acompanhados de a.C.)
Comédia
A comédia foi um gênero mais voltado para o cotidiano, para os costumes, que são tratados sobre tudo (sobretudo) como objeto de crítica e sátira. Dentre os principais comediógrafos destacam-se: Aristófanes (445 - 385 a.C.), autor de A Paz, Lisístrata, A Assembléia de Mulheres, Os Cavaleiros e Plutos; Menandro (340 - 292 a.C.), autor de O Intratável. (Novamente, os anos não estão acompanhados de a.C.)
Diagrama do Teatro de Epidauro Um dos grandes acontecimentos do ano para os gregos era a ida ao teatro. As peças só eram apresentadas durante dez dias e cada peça representada apenas uma vez. Como todos queriam ver os espetáculos, o teatro tinha que ser grande. A população ia para o teatro muito cedo, logo após o nascer do sol. Pagava dois óbolos (moeda grega equivalendo a um terço de uma dracma) para entrar. O Estado mantinha um fundo especial para subsídiar (subsidiar) quem não pudesse pagar.
A maior diferença entre o teatro grego e o teatro moderno consiste no fato de que as peças gregas faziam parte de um festival religioso em honra dos deuses. O teatro então (ausência de vírgulas) nasceu com um festival de cânticos narrando as histórias dos deuses. Um autor dava um passo à frente do coro de cantores (coro só pode ser de cantores) para desempenhar o papel do personagem principal. Mais tarde (ainda não entendo o que o redator do texto tem contra vírgulas) apareceu um segundo ator e, gradualmente a representação foi se desenvolvendo.
(Mas que beleza de textos circulam pelo belo mundo da internet, hein? Pai, perdoai-vos, eles não conhecem o maravilhoso mundo da gramática)
O teatro foi (foi? Logo, já deixou de ser?) uma das mais ricas formas de arte. A representação teatral se originou e se desenvolveu à partir das Dionisíacas festas em honra ao Deus Dionísio (festas Dionisíacas são, obviamente, em honra a Dionísio. Não seriam a Apolo, com certeza) , que incluiu o espetáculo de mímica, dança, música, poesia, etc.. (dois pontos?) Em Atenas, celebrava-se o culto de (culto a) Dionísio, acontecimento muito apreciado pela população camponesa. Já as Grandes Dionisíacas eram as celebrações urbanas, quando se realizavam os famosos concursos entre autores dramáticos (cada partipante (erro de digitação, participante) concorria com três peças “Trilogia”). (No último parêntesis, falta de clareza no enunciado, bem como a pontuação devida. No restante do parágrafo, há uma repetição constante de idéias)
A encenação das peças era feita exclusivamente por atores masculinos que usavam máscaras e representavam também personagens femininos, que deram origem às grandes obras do teatro ateniense (de acordo com a construção do texto, as personagens femininas que deram origem às grandes obras em questão). As Grandes Panatenéias, em honra da Deusa Atena, eram celebradas de quatro em quatro anos, com concursos de música e canto, corridas de cavalos e outras competições esportivas; finalizavam com uma procissão que percorria a via sagrada, para oferecer à Deusa o manto luxuoso. Era a festa mais importante da Cidade-Estado de Atenas.
Do ponto de vista cultural, Atenas não era superada por nenhuma outra cidade grega. Lá viveram os maiores pensadores e artistas do mundo grego; alguns deles da própria humanidade (não, apesar de serem humanos, devemos enquadra-los na elite pensadora dos moneras). No período clássico, o teatro tornou-se uma manifestação artística independente, embora os principais temas permanecessem ligados à religião e à mitologia. Os dois gêneros básicos do drama teatral foram a tragédia e a comédia.
Tragédia
Dentre os principais autores e obras podem ser mencionados: Ésquilo (525 - 456 a.C.), que escreveu a trilogia Oréstia, Prometeu Acorrentado, etc.; Sófocles (495 - 405 a.C.), que se destaca com as peças Édipo Rei, Antígona e Electra; Eurípedes (480 - 406 a.C.), autor de Medéia, Hipólito, Andrómaca, As Troianas, etc. (Inadequações na representação das datas. Todos os anos deveriam estar acompanhados de a.C.)
Comédia
A comédia foi um gênero mais voltado para o cotidiano, para os costumes, que são tratados sobre tudo (sobretudo) como objeto de crítica e sátira. Dentre os principais comediógrafos destacam-se: Aristófanes (445 - 385 a.C.), autor de A Paz, Lisístrata, A Assembléia de Mulheres, Os Cavaleiros e Plutos; Menandro (340 - 292 a.C.), autor de O Intratável. (Novamente, os anos não estão acompanhados de a.C.)
Diagrama do Teatro de Epidauro Um dos grandes acontecimentos do ano para os gregos era a ida ao teatro. As peças só eram apresentadas durante dez dias e cada peça representada apenas uma vez. Como todos queriam ver os espetáculos, o teatro tinha que ser grande. A população ia para o teatro muito cedo, logo após o nascer do sol. Pagava dois óbolos (moeda grega equivalendo a um terço de uma dracma) para entrar. O Estado mantinha um fundo especial para subsídiar (subsidiar) quem não pudesse pagar.
A maior diferença entre o teatro grego e o teatro moderno consiste no fato de que as peças gregas faziam parte de um festival religioso em honra dos deuses. O teatro então (ausência de vírgulas) nasceu com um festival de cânticos narrando as histórias dos deuses. Um autor dava um passo à frente do coro de cantores (coro só pode ser de cantores) para desempenhar o papel do personagem principal. Mais tarde (ainda não entendo o que o redator do texto tem contra vírgulas) apareceu um segundo ator e, gradualmente a representação foi se desenvolvendo.
(Mas que beleza de textos circulam pelo belo mundo da internet, hein? Pai, perdoai-vos, eles não conhecem o maravilhoso mundo da gramática)
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