Tomando como ponto de partida o trabalho de Piscator¹, que lutava por um teatro educativo e de propaganda, o alemão Bertolt Brecht propõe um teatro politizado, com o objetivo de modificar a sociedade². Autores épicos - Os principais seguidores de Brecht são os suíços Friedrich Dürrenmatt ''A visita da velha senhora'' e Max Frisch ''Andorra'', e os alemães Peter Weiss ''Marat/Sade'' e Rolf Hochhuth ''O vigário''. Na Itália, Luigi Pirandello ''Seis personagens à procura de um autor'' antecipa a angústia existencial de Jean-Paul Sartre ''Entre quatro paredes'' e Albert Camus ''Calígula''. Bertolt Brecht (1898-1956), dramaturgo e poeta alemão. Serve na 1ª Guerra Mundial como enfermeiro, interrompendo para isso seus estudos de medicina. Começa a carreira teatral em Munique, mudando em seguida para Berlim. Durante a 2ª Guerra exila-se na Europa e nos EUA³. Acusado de atividade antiamericana durante o macarthismo , volta à Alemanha e funda, em Berlim Oriental, o teatro Berliner Ensemble. Em ''O círculo de giz caucasiano'', ''Galileu Galilei'' ou ''Os fuzis da senhora Carrar'', substitui o realismo psicológico por textos didáticos , comprometidos com uma ideologia de esquerda. Afirmando que, em vez de hipnotizar o espectador, o teatro deve despertá-lo para uma reflexão crítica, utiliza processos de "distanciamento", que rompem a ilusão, lembrando ao público que aquilo é apenas teatro e não a vida real .
Fonte de Pesquisa:
http://farpasteatro.com.sapo.pt/teatro_historia/historia/17_teatro_seculo%20XX.html
Fonte de Pesquisa:
http://farpasteatro.com.sapo.pt/teatro_historia/historia/17_teatro_seculo%20XX.html
Complementos ao texto:
¹ Piscator tinha como principal objetivo transformar o espaço cênico em uma tribuna política. Apenas reproduzia tipos já existentes, ele não apresentava ou representava uma transformação no plano formal da arte.
² Seu teatro tinha como proposição negar o sistema capitalista que, a seu ver, era fortemente influenciado pelas idéias de Marx, aliena, afasta o indivíduo dele mesmo, já que o trabalho imposto ao ser humano nesse modo de produção força-o invariavelmente a distanciar-se de seus ideais mais nobres, subestimando a sua potencialidade criativa e produtiva.
³ A experiência da guerra acabou reforçando as críticas que Brecht fazia ao modo de produção capitalista, por acreditar que os conflitos bélicos entre as nações são a maior representação da luta por mercados.
4 O movimento foi iniciado pelo senador Joseph McCarthy em 1951, com a organização de uma comissão de investigação que tinha como objativo acusar de atividades anti-americanas qualquer pessoa que fosse suspeita de ligação com movimentos ou organizações consideradas comunistas.
5 A forma épica de teatro tem a característica da fragmentação, com autonomia entre as partes da peça. Cada cena tem valor por si, individualmente, cada parte contém o todo, cada cena tem unidade própria e está ligada às outras pela idéia do todo que traz em si. “Ao contrário da obra dramática, uma obra épica se deixa recortar, como por uma tesoura, em partes capazes de continuar uma vida própria.” (Brecht, 1989, p. 258)
6 Um teatro fortemente marcado por uma vontade educacional, tanto de democratizar os meios de produção teatral, possibilitando ao espectador o acesso a esta linguagem, propondo-lhe a efetivação de uma aventura íntima, prazerosa na leitura dos signos de vida inscritos no teatro; quanto a de afirmar ao espectador a possibilidade estética, portanto, reflexiva, do seu ato, estimulando uma atitude autoral diante dos eventos cotidianos e das histórias propostas, posicionando o espectador como sujeito diante de um mundo passível de transformação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário