Universidade Federal de Pernambuco
Aluna: Francielle Macedo
Curso: Comunicação Social/Publicidade e Propaganda
Disciplina: História das Artes – cênicas
Professor: Michelotto
Fonte do texto original: www.suapesquisa.br
I Trabalho
Teatro Grego
O teatro grego surgiu a partir da evolução das artes e cerimônias gregas como, por exemplo, a festa em homenagem ao deus Dionísio (deus do vinho e das festas). Nesta festa, os jovens dançavam e cantavam dentro do templo deste deus, oferecendo-lhe vinho (Essas festas em agradecimento a esse deus eram também através de procissões e, além de dançar e cantar, os participantes apresentavam diversas cenas das peripécias de Dionísio). Com o tempo, esta festa começou a ganhar uma certa organização (Foram criados os diretores de coro - organizadores de procissão – e o primeiro deles foi Tépis), sendo representada para diversas pessoas. Durante o período clássico da história da Grécia (século V AC) foram estabelecidos os estilos mais conhecidos de teatro: a tragédia e a comédia. Ésquilo e Sófocles são os dramaturgos de maior importância desta época (Não se deve limitar em Esquilo e Sófocles, é preciso citar também Eurípedes como um destaque, produtor de Medeia e As troianas, por exemplo). A ação, diversos personagens e temas cotidianos foram representados nos teatros gregos desta época. Nesta época clássica foram construídos diversos teatros ao ar livre. Eram aproveitadas montanhas e colinas de pedra para servirem de suporte para as arquibancadas. A acústica (propagação do som) era perfeita, de tal forma que a pessoa sentada na última fileira (parte superior) podia ouvir tão bem a voz dos atores, quanto quem estivesse sentado na primeira fileira. Os atores representavam usando máscaras (As máscaras foram desenvolvidas por Tépis, assim o público poderia visualizar o sentimento da cena pelas máscaras) e túnicas de acordo com o personagem. Muitas vezes, eram montados cenários bem decorados para dar maior realismo à encenação. Os temas mais representados nas peças teatrais gregas eram: tragédias relacionadas a fatos cotidianos, problemas emocionais e psicológicos (Na boa! Quem ler assim pensa logo no nosso conceito de “tragédia”, o que para os gregos não era bem assim: a tragédia não era vista com pessimismo pelos gregos e sim como educativa. Daí o texto deixa essa frase solta e um leigo entende mal, o texto poderia frisar esta infomação!), lendas e mitos, homenagem aos deuses gregos, fatos heróicos e críticas humorísticas aos políticos. Os atores, além das máscaras, utilizam muito os recursos da mímica. Muitas vezes a peça era acompanhada por músicas reproduzidas por um coral.( O texto até é legalzinho, mas deixa muito a desejar quando, por exemplo, deixa de lado ou não entra em detalhes sobre o “Coro” – composto pelos narradores de história-, uma galera importante no teatro que servia de intermédio entre o ator e a platéia.)
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
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