quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Resenha nº 1 por:
José Igor Souza caraciolo
A ORIGEM DO TEATRO
O teatro surge a partir do desenvolvimento do homem, através das suas necessidades.
O homem primitivo era caçador e selvagem, sentia necessidade de dominar a natureza. Através destas necessidades surgem invenções como o desenho e o teatro na sua forma mais primitiva.
Eram umas espécies de danças dramáticas coletivas que abordavam as questões do seu dia a dia, uma espécie de rito de celebração, agradecimento ou perda.
Estas pequenas evoluções se deram com o passar de vários anos. Com o tempo o homem passou a realizar rituais sagrados na tentativa de apaziguar os efeitos da natureza, harmonizando-se com ela.
Os ritos começaram a evoluir, surgem danças miméticas, os homens praticam a MIMESIS (mímica) e as mulheres cantam.
Com o surgem da civilização egípcia os pequenos ritos se tornaram grandes rituais formalizados e baseados em mitos (histórias que narram o sagrado do mundo).
Cada mito conta como uma realidade veio a existir. Os ritos possuíam regras de acordo com o que propunha o estado e a religião, eram apenas a história do mito em ação, ou seja, em movimento. Estes rituais propagavam as tradições, apelo às entidades sobrenaturais, oferenda para obtenção de favores, para homenagem, para divertimento e sinal de honra aos nobres.
Na Grécia sim, surge o teatro. Surge o DITIRAMBO, um tipo de procissão informal que mais tarde ficou mais organizada, era para homenagear o Deus Dioniso. Era um culto de evolução e louvação a determinado Deus.
Mais tarde o ditirambo evoluiu, tinha um coro formado por coreutas e pelo corifeu, eles cantavam, dançavam, contavam histórias e mitos relacionados a Deus. A grande inovação se deu quando se criou o diálogo entre coreutas e corifeu. Cria-se a ação na história. Surgem assim os primeiros textos teatrais.
A princípio tudo acontecia nas ruas, depois tornou-se necessário um lugar. Aí surgiram os primeiros teatros.
E foi assim que o teatro foi evoluindo. Com o tempo surgiram novas formas de fazer teatro.
(www6.ufrgs.br/leadcap/amora/amadis_amora_projetos/paginas/projeto_339/origem_do_teatro.htm - 4k)
Comentário
O texto sintetiza bem a origem do teatro, porém deixa de abordar alguns pontos fundamentais no que diz respeito à Grécia Antiga (tida com origem, de fato, do teatro). Não fala de Téspis, que foi convidado pelo tirano Préstato para dirigir a procissão de Atenas, tornando-se o primeiro diretor de Coro. Ele desenvolveu o uso de máscaras para representar, pois, em razão do grande número de participantes, era impossível todos escutarem os relatos, porém podiam visualizar o sentimento da cena pelas máscaras.
O "Coro" era composto pelos narradores da história, que através de representação, canções e danças, relatavam as histórias do personagem. Ele era o intermediário entre o ator e a platéia, e trazia os pensamentos e sentimentos à tona, além de trazer também a conclusão da peça.
Não sita, também, tragédias e comédias. As primeiras formas dramáticas na Grécia surgiram neste contexto, inicialmente com as canções dionisíacas (ditirambos).
A tragédia, em seu estágio seguinte, se realizou com a representação da primeira tragédia, com Téspis. A introdução de segundos e terceiros atores nas tragédias veio com Ésquilo e Sófocles. Surgiu também a peça satírica: o conservador Aristófanes cria um gênero sem paralelo no teatro moderno, pois a comédia aristofânica mesclava a paródia mitológica com a sátira política.
Outro ponto importante é em relação à proibição da participação de mulheres, todos os papéis eram representados por homens.
E para finalizar, citar os Tragediográfos conhecidos e considerados importantes: Ésquilo (525 a 456 AC aproximadamente): seu Principal Texto é Prometeu Acorrentado que contava fatos sobre os Deuses e os Mitos. Ele morreu com uma tartarugada na cabeça em quando andava pela praia; Sófocles (496 a 406 a.C aproximadamente): Édipo Rei, que tratava das grandes figuras Reais, é o seu Principal Texto; Eurípides (484 a 406 a.C aproximadamente): (Pai do Drama Ocidental) Tem em As Troianas – que tratava dos renegados, dos vencidos – seu Texto Principal. Aristófanes e a Comédia: Dramaturgo grego (445 a.C. -386 a.C?). É considerado o maior representante da comédia antiga.

Nenhum comentário: